quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Crianças Invisíveis






















Crianças Invisíveis.


A primeira história comenta sobre um grupo de meninos-soldados onde eles escolhem um deles, Tanza, para explodir uma escola. Quando ele chega à mesma, encontra quatro perguntas pega um giz e responde-as, depois encosta a cabeça no detonador e prefere morrer a continuar lutando em combate. Esta é uma realidade onde as crianças são exploradas nas linhas de frente em guerras como na África.

Em Blue Gypsy, mos a realidade de Urus, um menino que sofre nas mãos de um alcoólatra que explora as crianças para trocar o dinheiro furtado por comida, e este menino que se sente mais seguro dentro do reformatório a ficar sofrendo nas mãos deste adulto.

Na história de Jesus Children of América, comenta a vida de uma menina negra, Blanca, que é discriminada por suas colegas por ser filha de pais drogados e possuir o vírus da aids. Quando a mãe de uma de suas colegas vai a escola pedir à diretora que a expulse, a mesma se vê com olhar de educadora, impedindo a menina de ser posta pra fora da escola. Blanca descobre que seus pais são doentes pela droga, mas mesmo assim a amam; juntos a direcionam a um centro de atendimento a crianças portadoras de HIV.

Interessante o caso de Bilu e João, que mesmo onde são crianças catadoras de latinhas, papelão, e outros, são explorados de todas as formas principalmente a comercial, quando vão vender seus objetos catados nas vias públicas, onde os mesmos criam estratégias de ganhar dinheiro, criando jogos com moedas de R$ 0,25 mas mesmo assim no final, saem perdendo.

Ciro, é um garoto que junto com outro colega, roubam um rolex, junta em torno da vitima, pessoas falando em prender esses pequenos infratores, quando uma mulher sai em favor das crianças, comentando que se devem prender os adultos que adquirem objetos das crianças, mas Ciro se vê em outra parte pior, quando vai se desfazer do furto, encontra um comprador pedófilo, mas ele não o deixa ser molestado e sai para um parquinho imaginando como seria bom ser criança.


E finalmente na história Song Song & Little Mão. Duas realidades distintas, de um lado uma menina rica e mimada, e de outro, uma garotinha achada no lixo, onde seu pai adotivo a trata com muito respeito, tendo como sonho, encaminha-la a uma escola para estudar, mas não vê seu sonho se realizar, pois o mesmo morre de um acidente de trânsito. Enquanto isso, a menina rica quase morre junto com sua mãe, pois o casamento da mesma acabou e encontra-se deprimida, onde na hora de jogar seu veiculo no rio, sua filha começa a cantar, e sua mãe cai na realidade. O desfecho da historia de da quando a menina pobre chega a uma escola, com seu ar sorridente e feliz.

Nenhum comentário: