quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Fatores que afastam os alunos do campo da vida escolar.

REFLETINDO SOBRE OS FATORES QUE CAUSAM O AFASTAMENTO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA DO CAMPO


INTRODUÇÃO

O interesse pelo estudo surgiu da necessidade de compreender os problemas que vem acontecendo na escola municipal Manapólis situado no Projeto de Assentamento Ipóra, em torno das práticas pedagógicas do afastamento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, na busca de desvelar as dificuldades encontradas pelos professores, gestores e alunos durante o estágio I II e III em observação.
A tal problemática tem como objetivo geral: compreender o afastamento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do campo, sendo objetivo específico: identificar o resgate histórico, verificar como os docentes, gestora e educandos o que eles pensam sobre o afastamento dos alunos e reconhecer a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de cidadania na educação do campo.
Desta forma busquei como base os teóricos PAIVA (1987) e GADOTTI (2005) para abordar o resgate histórico: FREIRE (2001) e PINTO (2005) dando uma visão mais ampla do afastamento dos educandos e para abordar a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de cidadania na educação do campo optou-se pelo estudo de FERREIRA (1993) e COSTA (2007).


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Os procedimentos metodológicos que orientou esta pesquisa é de natureza qualitativa com enfoque dialético, onde foram utilizados instrumento de observação participante e questionário de perguntas abertas com um professor, um gestor e dez alunos com intuito de contribuir na construção da referida pesquisa.



RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para análise organizamos os dados em três idéias centrais, tas como: resgate histórico onde enfatiza-se que a Educação de Jovens e Adultos é a chave para um futuro melhor e a porta de entrada para que outras oportunidades apareçam.
De certo modo refletindo sobre os fatores que causam o afastamento dos alunos, os mesmos enfatizam que, a falta de transporte escolar, ramais em péssimas condições e o trabalho na roça faz cm que os mesmos se afastem da escola.
No entanto a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de cidadania no campo faz cm que os educandos sejam capazes de enfrentar as dificuldades, possibilitando-os em um futuro melhor e fazendo com que os mesmos possam participar da comunidade e de serem críticos, participativos e conhecedores de seus direitos de cada cidadão atuante em uma sociedade justa e igualitária.

CONCLUSÃO

De acordo com a pesquisa cheguei aos meus objetivos com sucesso, pela compreensão dos fatores que causavam o afastamento dos alunos. Vale ressaltar o esforço notório do professor, em tentar mantê-los na sala de aula.
Portanto, esta pesquisa visa contribuir à reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos conscientizando-os da importância da educação em seu currículo escolar. Dando estímulo para que o educador assuma e perceba a sua condição de sujeito nesse ato educativo. Nesse sentido, o afastamento dos alunos nos traz a memória e a compreensão que é preciso comprometer-se com a educação, pensar em estratégia a partir da leitura da realidade concreta que se apresenta. Trata-se de respeitar a adversidade cultural, compreender as diferenças e trabalhar a partir das mesmas o contexto social em que a escola e o educando estão inseridos.




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