quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Praticas Pedagogicas Multiseriado.

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR FRENTE AO SISTEMA
MULTISERIADO EM AREAS DE ASSENTAMENTO
Introdução

A presente pesquisa consiste em uma reflexão a cerca da formação acadêmica do professor, que atua na modalidade de ensino multiseriado na educação do campo. Diante das dificuldades enfrentadas pelo professor no processo ensino aprendizagem, faz-se necessário um estudo aprofundado que possa encontrar fundamentos que venham a contribuir para que o professor tenha condições de executar o seu trabalho, desenvolvendo uma prática pedagógica coerente e de acordo com a realidade onde se encontram.
O objetivo principal deste trabalho é o de compreender o processo de ensino na modalidade de ensino multiseriado no campo, obtendo informações sobre a realidade dos profissionais da educação e do processo de ensino aprendizagem, identificando assim as praticas utilizadas pelo professor, analisado tudo o que o faz em sala de aula para um melhor entendimento da forma com que o mesmo encara o multiseriado.

Procedimentos Metodológicos

A coleta que de dados deu-se a partir dos estágios que se dividiram em três momentos, utilizou-se a entrevista estruturada no estagio III para um melhor aproveitamento dos dados já observados nos estágios I e II através da observação participante nos três momentos vivenciados. A pesquisa é de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, pautando-se na dimensão filosófica da fenomenologia, que buscou estudar, descrever e entender o professor frente ao sistema multiseriado adotado.

Com em base em Demo verifica-se o quanto é importante uma formação de qualidade para os professore.

Resultados e discussões

Foi possível perceber na primeira categoria de analise como é grande o descaso para com a educação campesina, pois o poder publico se camufla através do multiseriado para demonstra que esta cuidando da educação mais este processo de educação não é muito confiável não, pois os pais, os aluno não estão satisfeito com isto, mas não são ouvidos, pois o ensino através do multisseriado não corresponde as expectativas que queríamos.
Na segunda categoria vimos os desafios que o professor enfrenta neste sistema, e vimos que a sua luta para tentar atingir uma educação de qualidade para seus educandos é imensa, ele tenta, é um herói por aceitar este desafio, pois os recursos são precários e isso acaba o impedindo de realizar uma boa pratica.
Na terceira categoria procuramos averiguar os pontos positivos deste sistema, mais como encontrar um ponto positivo nele? Isto realmente não foi possível, não há pontos positivos no multisseriado, é um sistema difícil de ser conduzido e quem arrisca precisa ter muita coragem.

Conclusão

A análise realizada nesta pesquisa nos mostrou que a experiência na Escola São SebastiãO II, NA Área de Assentamento Tarumã – Mirim, precisa de um maior comprometimento das autoridades para com a educação nas áreas rurais.
Percebeu-se a grande dificuldade que os professores têm para ministrar aulas no sistema multiseriado, haja vista que eles não tem a formação para isso, e não é só com boa vontade que se faz educação.



2 comentários:

Anônimo disse...

adorei sua opinião e concordo plenamente com sua indiguinação , escolhi esse tema pra meu tcc , qualquer informação e sugestão será sempre bem vinda meu imail é queilasantos1983@hotmail.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.